GESTÃO DE ESCOPO x PLANO DE TESTES
INTRODUÇÃO
Conforme traz o Guia PMBOK®, o gerenciamento de escopo deve assegurar que o projeto entregue todo o trabalho necessário e somente o necessário.
Os processos do grupo de processos “8 – Gerenciamento da Qualidade do Projeto” trazem ferramentas e técnicas para garantir a qualidade dos entregáveis do projeto.
Para projetos de TI, um artefato comumente usado para validação de projetos é o plano de testes.
Nos projetos que tenho tocado, tenho dado especial atenção ao plano de testes, já que no momento em que este é escrito, muitas situações não previstas em uma especificação funcional são encontradas. Claro que esperar cobrir 100% dos cenários pode não ser factível ou viável, quando falamos de projetos grandes, mas é esperado que exceções sejam as que fiquem de fora.
É de suma importância que o cliente valide o plano de testes, já que este delimitará o escopo dos testes que serão realizados e que embasarão a implementação.
ESCOPO DE TESTES
O plano de testes pode cobrir um escopo técnico ou funcional.
O escopo técnico testará cenários não visíveis ao usuário final, como por exemplo parâmetros de entrada de um serviço (SOA) que é consumido por uma outra aplicação.
O escopo funcional visa cobrir os cenários visíveis ao usuário final.
O PLANO DE TESTES
Um plano de testes minimamente deve conter:
- ID: usado para referências futuras à execução do cenário;
- Descrição: descrição do cenário de teste;
- Requisito: pode ser usado para indicar quais requisitos este cenário de teste cobre;
- Pré-Condições: indica o que tem que já estar pronto antes de iniciar o cenário;
- Resultado Esperado: indica o que é esperado após a execução do cenário;
- Resultado Obtido: indica o que realmente aconteceu quando o cenário foi executado;
- Status: indica o status do cenário. Ex: Aberto, erro, fechado, etc.
O nível de detalhamento das informações deve ser alinhado com o cliente e ajustado a cada projeto.
CONCLUSÃO
Entregar com qualidade o que o cliente pede é o objetivo de qualquer projeto.
O plano de testes é somente uma forma de garantir a qualidade.
Temos que lembrar também conforme o Guia PMBOK® traz que existe o custo da qualidade. Isto deve ser analisado também, já que ter mecanismos que garantam que a implementação será correta pode ser menos custoso do que o custo para corrigir um problema. E se o problema for identificado quando o projeto já estiver em produção, o custo pode ser maior ainda, além de gerar maior insatisfação do cliente.
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Paulo Hakme, PMP®