A IMPORTÂNCIA DAS CERTIFICAÇÕES

INTRODUÇÃO

Uma certificação é um instrumento que visa validar o conhecimento de alguém em algum determinado assunto.

Considerando a área de TI, atualmente existem diversas certificações, como por exemplo a Professional Scrum Master (PSM) da Scrum.org, a Certified ScrumMaster (CSM) da Scrum Alliance e ficando na linha das certificações ágeis, a PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® do PMI.

No lado dos profissionais as certificações podem trazer diferencial na empregabilidade e para as empresas, ter certa garantia do conhecimento do profissional.

EFETIVIDADE DAS CERTIFICAÇÕES

Dentre estas certificações que mencionei acima as duas primeiras, PSM e CSM, não exigem nenhum pré-requisito para aplicação das provas, ou seja, se a pessoa for autodidata estudará sozinha, pagará a taxa e prestará a prova.

Como não é exigida experiência prévia, na minha opinião estas certificações se limitam à garantir o embasamento teórico e isto deve ser considerado pelas empresas, pois do contrário, se a expectativa for alguém com experiência, esta pode ser frustrada se não acompanhada de experiência prática.

Já a certificação PMI-ACP exige horas de estudo e horas de trabalho em projetos para permitir a certificação, ou seja, é mais difícil de conseguir, principalmente se não houver possibilidade de “praticar” na empresa que trabalha e buscar no mercado esta oportunidade pode não ser fácil por conta da falta de experiência.

CONCLUSÃO

Considerando os aspectos já descritos e também o fato de que mesmo nas certificações que só exigem uma prova teórica para obtê-las, exigem no mínimo autoestudo, o que por si só já é um benefício para o profissional, pois quem quer crescer precisa se manter na busca de conhecimento.

* Cadastre seu e-mail no formulário existente no lado direito da página para receber informações sobre a publicação de novos artigos. O e-mail não será utilizado para qualquer outro fim.

Se tiver interesse por algum assunto relacionado à gestão de projetos, envie um e-mail para bloggp@gerentedeprojetos.net.br com sua sugestão.

Paulo Hakme, PMP®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Secured By miniOrange