EQUIPES AUTO-ORGANIZÁVEIS

EQUIPES AUTO-ORGANIZÁVEIS

Com o advento dos frameworks e metodologias ágeis um conceito tem vindo à tona que é o das equipe auto-organizáveis.

Auto-organizável é o mesmo que autogerenciável?

No contexto do Scrum uma equipe auto-organizável é responsável por organizar e gerenciar a forma com que implementará e liberará um incremento pronto de código ao fim de cada sprint. Mas isto não quer dizer que façam o que quiserem da forma que quiserem.

Devem respeitar os princípios e direcionamentos que são de responsabilidade da empresa e suas lideranças, que são quem gerenciam a empresa e as equipes. Líderes, por sua vez agem como coach, direcionando, disseminando os princípios, comportamentos e motivando as equipes.

Equipes auto-organizáveis, são capazes de tomar decisões técnicas que viabilizem a evolução contínua do processo em que se encontram inseridas. Com esta autonomia, se tornam mais responsáveis e comprometidos.

COMPROMETIMENTO

No Scrum as decisões técnicas relativas a como transformar um item do backlog de produto em um incremento de software são exclusivamente de responsabilidade do time de desenvolvimento. É natural, já que é o time de desenvolvimento que irá implementar.

Em relação a comprometimento, veja esta imagem divulgada na internet para entender a diferença entre se envolver e se comprometer.

 

Pense no porco como a time de desenvolvimento e a galinha como os demais stakeholders (Scrum Master, Product Owner, outros interessados).

Se a equipe diz que para fazer determinado item levará X horas, por mais que os stakeholders possam tentar influenciar, não serão eles que efetivamente farão o trabalho, devendo aceitar a estimativa.

Agora, a equipe pode passar um tempo maior, mesmo sabendo que não precisará de tudo? Não, pois considerando um dos pilares do Scrum, que é a transparência, a equipe deve informar o que realmente estima gastar, mesmo que após terminar gaste um pouco mais ou menos.

MELHORIA CONTÍNUA

Um dos objetivos do Scrum é a melhoria contínua e em um de seus eventos, a reunião de retrospectiva, é utilizada para discutir como melhorar processos técnicos, relacionamentos, comunicação, etc, sendo uma ótima oportunidade para o time de desenvolvimento melhorar a forma como se organiza e executa os trabalhos. É claro que não precisam esperar até esta reunião para aplicar melhorias. Quanto antes melhor!

* Cadastre seu e-mail no formulário existente no lado direito da página para receber informações sobre a publicação de novos artigos. O e-mail não será utilizado para qualquer outro fim.

Se tiver interesse por algum assunto relacionado à gestão de projetos, envie um e-mail para bloggp@gerentedeprojetos.net.br com sua sugestão.

Paulo Hakme, PMP®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Secured By miniOrange