PROJECT MODEL CANVAS

INTRODUÇÃO

Na gestão de projetos, segundo o guia PMBOK® o gerente de projetos tem uma série de documentos que são preenchidos, gerando dezenas ou em alguns projetos centenas de páginas. Infelizmente poucas vezes estes documentos são mantidos e, principalmente lidos.

O Project Model Canvas, técnica criada pelo Prof. José Finocchio (@finocc) tenta, de maneira visual, em uma página somente mostrar o que é o projeto. É baseada nos estudos de neurociência que visa mostrar que nossa capacidade de processamento visual é maior que a verbal. Os estudos mostram que nossa capacidade de assimilar as informações começa a se perder entre 40 minutos e 1 hora e 20 minutos seguidas.

O PM Canvas incentiva que com base nesta página as pessoas envolvidas participem do processo de identificação das questões do projeto, fazendo com que elas se sintam parte do planejamento do mesmo.

O PM Canvas

O PM Canvas é uma folha impressa em tamanho A1 que traz as principais sessões do planejamento do projeto.

O USO

As sessões são agrupadas de maneira a facilitar a estruturação do planejamento e são respondidas com 5 perguntas, conforme imagem abaixo.

Seu preenchimento é feito usando post-its, o que facilita incluir e remover as informações.

CONCLUSÃO

O PM Canvas é uma técnica relativamente nova e deverá passar pelos testes para validar sua eficácia, principalmemente em projetos maiores, cuja quantidade de requisitos é grande.

REFERÊNCIAS

Em palestra realizada em Campinas em Julho/2013 pelo Professor Finocchio, o mesmo comentou sobre algumas referências bibliográficas relacionadas ao PM Canvas e neurociência:

  • Simon Sinek
  • De Bono – Six Hats
  • David Rock
  • Daniel Kaneman
  • Dan Roam

Outras informações acesse o site www.pmcanvas.com.br

 

* Cadastre seu e-mail no formulário existente no lado direito da página para receber informações sobre a publicação de novos artigos. O e-mail não será utilizado para qualquer outro fim.

Paulo Hakme, PMP®

One Reply to “PROJECT MODEL CANVAS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Secured By miniOrange