PROCESSOS x ORGANIZAÇÃO x PRODUTIVIDADE

INTRODUÇÃO

Muitos gerentes de projetos e, qualquer outro profissional, pecam muitas vezes por não conhecer adequadamente os processos da empresa em que trabalham e também os processos das empresas para qual fornecem serviços, os clientes. Aqui também tem culpa as empresas que não divulgam adequadamente seus processos.

Também não se preocupam com a organização do seu trabalho no dia a dia.

Estes são fatores que causam stress nas relações e impactam a produtividade, gerando prejuízos tanto para a empresa fornecedora, quanto para o cliente.

 

PROCESSOS

Os processos podem ser administrativos, financeiros, de recursos humanos, de negócios, etc.

Um processo de negócio é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam uma entrada em um resultado com valor agregado para a empresa ou cliente. Ex: Processo de vendas.

Pensando em tecnologia da informação, temos ainda os processos de desenvolvimento de software, que descrevem o conjunto das atividades para se obter um produto de software com qualidade.

 

ORGANIZAÇÃO

No âmbito do trabalho quer dizer que o indivíduo mantém sob controle suas atividades, horários, documentos, emails, etc.

 

PRODUTIVIDADE

A produtividade quer dizer entregar o que o cliente precisa, com a qualidade esperada, no menor tempo possível.

 

JUNTANDO TUDO

O desconhecimento dos processos gerará falha na execução das tarefas, já que alguma atividade que deveria ter sido feita, não foi, ou foi feita de maneira errada.

Um gerente de projetos tem sob sua responsabilidade uma quantidade enorme de atividades que deve executar e que deve delegar para outros executarem e acompanhar. Se não houver organização, haverá o caos.

Mas não é só o gerente de projetos que deve se preocupar com isto. Os demais envolvidos, incluindo o cliente, também tem que se conscientizar de que devem ser organizados, afinal, todos são responsáveis pelo projeto.

Estes fatores impactam na produtividade, resultando e prejuízos ou diminuição das receitas.

 

* Cadastre seu e-mail no formulário existente no lado direito da página para receber informações sobre a publicação de novos artigos. O e-mail não será utilizado para qualquer outro fim.

Paulo Hakme, PMP®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Secured By miniOrange