SCRUM GUIDE 2017

SCRUM GUIDE 2017

Este mês foi divulgada a versão 2017 do Scrum Guide com as seguintes modificações:

Uso do Scrum

O Scrum foi inicialmente criado para gerenciar e desenvolver produtos, mas seu uso tem se expandido para outras áreas, como desenvolver software, hardware, software embarcado, redes de funções interativas, veículos autônomos, escolas, governo, marketing, gerenciar a operação da organização e quase tudo que usamos em nosso dia-dia nas nossas vidas, como indivíduos e sociedades.

Sua utilidade tem sido provada diariamente e demonstra efetividade especialmente na transferência de conhecimento iterativo e incremental. Scrum é agora amplamente usado para produtos, serviços e no gerenciamento da própria empresa.

Desta forma, as palavras desenvolver e desenvolvimento se referem a trabalho complexo e não mais só ao produto.

Alteração da redação na seção “O Scrum Master”

A modificação visa fornecer melhor clareza do papel. O texto agora compreende:

O Scrum Master é responsável por promover e suportar o Scrum como definido no Guia Scrum. O Scrum Master faz isso ajudando todos a entenderem a teoria, as práticas, as regras e os valores do Scrum.

O Scrum Master é um servo-líder para o Time Scrum. O Scrum Master ajuda aqueles que estão fora do Time Scrum a entender quais as suas interações com o Time Scrum são úteis e quais não são. O Scrum Master ajuda todos a mudarem estas interações para maximizar o valor criado pelo Time Scrum.

Incluído na seção “O Scrum Master trabalhando para o Product Owner”

Garantindo que objetivos, escopo e domínio do produto sejam entendidos o melhor possível por todos do Time Scrum.

Modificado na seção “Reunião Diária”

A Reunião Diária é realizada em todos os dias da Sprint.

O Guia desobriga a que todos respondam as três perguntas na reunião e abre a possibilidade para discussão.

Incluído clareza em torno do Time Boxes

Uso das palavras ”no máximo” para remover quaisquer questionamento sobre os eventos terem uma duração específica certa, e reforçando ao invés disso, que estes são os tempos máximos permitidos.

Incluído na seção Backlog da Sprint

Para garantir melhoria contínua, é incluído no mínimo um item de prioridade alta sobre melhoria do processo identificado na última Reunião de Retrospectiva.

Incluído clareza na seção Incremento

Um incremento é uma parte principal inspecionável de trabalho pronto que suporta empirismo no final da sprint. O incremento é um passo na direção de uma visão ou de um objetivo.

Texto retirado do Scrum Guide 2017. Para baixar o PDF acesse: https://goo.gl/9BMMxF

* Cadastre seu e-mail no formulário existente no lado direito da página para receber informações sobre a publicação de novos artigos. O e-mail não será utilizado para qualquer outro fim.

Se tiver interesse por algum assunto relacionado à gestão de projetos, envie um e-mail para bloggp@gerentedeprojetos.net.br com sua sugestão.

Paulo Hakme, PMP®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Secured By miniOrange